Menu fechado

Sensor Fotoelétrico: Um Olhar Eletrônico para o Mundo

Sensor fotoeletrico

O sensor fotoelétrico atua de forma muito semelhante à visão humana, e assim podemos dizer que praticamente como um “olho eletrônico”, identificando a presença ou ausência de objetos por meio da luz emitida e recebida. Sua versatilidade e confiabilidade o tornam a escolha ideal para várias situações, desde automação industrial até segurança residencial. Entenda um pouco mais aqui!

Princípio de funcionamento:

O sensor fotoelétrico emite um feixe de luz, seja infravermelho, invisível ao olho humano, vermelho ou laser, estes dois últimos visíveis. Quando um objeto entra no campo da luz emitida, essa informação é transformada em um sinal elétrico, indicando a presença do objeto. Esse sinal pode acionar diferentes dispositivos, como máquinas, alarmes, portas automáticas, dentre outros.

Tipos de sensores fotoelétricos:

      1. Difuso: emissor e receptor na mesma unidade, em que o próprio objeto atuador reflete a luz emitida. A depender das propriedades de reflexão do atuador, os sensores difusos convencionais podem atingir distancias sensoras desde 100mm até 1600mm;

        1. Retrorreflexivo: emissor e receptor na mesma unidade, em que a luz emitida é necessariamente refletida por um espelho prismático, específico para este fim. Na aplicação de sensores retrorreflexivos, essa luz refletida retorna ao receptor e quando um objeto interrompe esse caminho a saída é comutada. Nesta família de sensores, as distancias sensoras são maiores do que os modelos difusos e podem atingir até 5000mm, a depender do dimensional e características de reflexão do espelho prismático;

          1. Barreira: emissor e receptor em unidades distintas, em que o objeto interrompe o feixe de luz entre eles e comuta a saída. Esses são os modelos em que se obtém as maiores distancias sensoras, podendo chegar até 30000mm.

        Principais aplicações:

        1. Automação industrial: Detecção de peças em linhas de produção, controle de qualidade, contagem de produtos, etc;

        2. Segurança: Alarmes, controle de acesso, sistemas de segurança perimetral, etc;

        3. Logística: Contagem de produtos em transportadoras, classificação de objetos, controle de estoque, etc;

        4. Embalagens: Detecção de produtos, controle de qualidade, embalagem automática, etc.

        Vantagens:

        1. Precisão: Alta precisão na detecção de objetos;

        2. Confiabilidade: Tecnologia robusta e durável, com baixo índice de falhas;

        3. Facilidade de uso: Simples de instalar e configurar, com operação intuitiva;

        4. Versatilidade: Ampla gama de aplicações em diversos setores.

        Os sensores fotoelétricos são ferramentas essenciais para a automação industrial, controle de qualidade, segurança e diversas outras áreas. Sua versatilidade, confiabilidade e simplicidade de uso os tornam a escolha ideal para uma grande variedade de aplicações.

         

        Converse com nossos especialistas!

        × Como podemos te ajudar?