Os sensores magnéticos de segurança são dispositivos poderosos e discretos que asseguram a proteção humana em ambientes industriais. Sua tecnologia avançada de construção aliada aos demais periféricos como relés e CLP’s de segurança, proporcionam um alto nível de proteção humana impedindo o acesso indevido em processos fabris diversos.
Como Funcionam:
Esses sensores, como todos os magnéticos, operam por meio da detecção de campos gerados por ímãs, ou seja, quando um ímã se aproxima ou se afasta do sensor, seu circuito é comutado.
Embora tenham funcionamento semelhante aos demais magnéticos reed switch, o grande diferencial desta família de produtos é que ele opera com acionador a imã dedicado e codificado, que nos permite dizer que somente este imã fará o acionamento do elemento sensor.
Desta forma, o sensor magnético de segurança evita o acionamento indevido com qualquer outro tipo de imã e pode-se dizer que é praticamente impossível de ser burlado por outros acionadores e imãs que não possuam a codificação específica.
Vantagens:
Invisibilidade: Essa tecnologia cria zonas de segurança praticamente invisíveis, por ficarem em locais discretos, monitorando assim, com grande eficiência, portas, janelas, painéis, armários e outros pontos de acesso que ofereçam risco aos operadores e manutentores de máquinas.
Eficiência: Alta confiabilidade na detecção de acessos a portas e demais partes móveis de máquinas e dispositivos, garantindo assim a segurança humana quanto aos locais de risco dentro de uma operação fabril;
Versatilidade: possível aplicação em diversos pontos de máquinas e dispositivos industriais como portas, proteções mecânicas, grades, etc.
Instalação fácil: São simples de instalar e configurar, sem necessidade de grandes modificações mecânicas na estrutura da maquina.
Com essas e outras vantagens, os sensores magnéticos de segurança são de extrema importância para a proteção humana e grandes aliados em se tratando de adequação à NR-12 em ambientes industriais diversos.