Ambos são usados para detecção de objetos que estejam próximos, mas sensores indutivos e capacitivos têm formas diferentes de operar e características próprias que os fazem mais adequados para diferentes usos.
Como funcionam:
- Sensores Indutivos: Detectam objetos metálicos, por meio de um campo magnético. Quando um objeto metálico entra na área sensível, o sensor percebe a deformação no campo magnético gerado e emite um sinal indicando a presença do objeto.
- Sensores Capacitivos: Fazem a detecção de diversos tipos de materiais metálicos e não metálicos, a depender da constante dielétrica de cada material. Quando um objeto se aproxima da face sensora, a capacitância do circuito oscilador muda, indicando a presença do objeto.
Aplicações:
- Sensores Indutivos: Ótimos para a detecção de objetos metálicos diversos em aplicações em linhas de produção, máquinas e equipamentos industriais. São robustos, resistentes e menos afetados por interferências eletromagnéticas.
- Sensores Capacitivos: Detectam não só metais, mas também objetos não metálicos, como plástico, madeira, vidro e líquidos. São precisos em aplicações que exigem a detecção de objetos com diferentes propriedades mecânicas.
Algumas vantagens de cada família:
- Sensores Indutivos: Detectam a uma distância maior que os capacitivos e normalmente são mais robustos e resistentes às interferências como campos magnéticos, por exemplo. Além disso, se diferenciam por ter uma variedade maior de modelos, com muitas possibilidades de invólucros e parâmetros elétricos.
- Sensores Capacitivos: Por serem sensíveis à constante dielétrica de cada material, permitem a diferenciação de objetos ao passo de, por exemplo, detectarem líquidos contidos dentro de uma garrafa de plástico ou vidro, ignorando os recipientes.
- Custo: Sensores indutivos costumam ser mais econômicos do que os capacitivos.
Resumindo:
A escolha entre um sensor indutivo e um sensor capacitivo depende das particularidades e características de cada aplicação. Mas, podemos resumir, que para detectar objetos metálicos, na grande maioria dos casos, em ambientes industriais, escolha um sensor indutivo. Já para objetos de diferentes materiais, além do metal, um sensor capacitivo tende a ser a melhor opção. Veja mais sobre nossos produtos aqui.
Considere esses fatores para escolher o sensor que melhor se ajuste às suas necessidades.